Coordenador : Wilson Madeira Filho
Ano: 2023
Edital: Edital PIBEX - Pré-Universitário Social 2023
Protocolo: 389413.2202.49865.24022023
Unidade/Órgão Adm.: ESD
Departamento/Setor: SDB
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O Pré-vestibular Social Dr. Luiz Gama tem dois tipos de público-alvo: educandos e educadores. Educandos: O curso pré-vestibular tem como público-alvo pessoas de periferia, com preferência para alunos de escola pública ou de baixa renda das cidades de Niterói e São Gonçalo, que pretendam prestar vestibular no ano de 2023. Educadores: (i) Graduandos e pós-graduandos da UFF ou de outras Universidades, de diversos cursos, como licenciaturas, Direito, Pedagogia e Psicologia; (ii) integrantes de movimentos sociais da cidade; (iii) Professores da rede pública e privada; (iv) Advogados, Psicólogos, Assistentes Sociais, Ativistas Culturais e demais profissionais.
Local de atuação: O Pré acontece nos dois campi da Faculdade de Direito da UFF (na Rua Presidente Pedreira e na Rua Tiradentes, ambos no Ingá)
Objetivo
Conforme exposto, o objetivo geral do projeto é a continuidade, no ano de 2023, do curso de Pré-vestibular Dr. Luiz Gama, sediado na Faculdade de Direito da UFF, como pré-vestibular social que tem como público-alvo pessoas de periferia, oriundas de escola pública ou em situação de vulnerabilidade social, para que tenham oportunidade de ingresso na Universidade em uma formação crítica e emancipatória. São objetivos específicos do projeto: a) Realizar aulas presenciais aos sábados, das 8h às 18h, ministrando aula das disciplinas exigidas nos vestibulares, além de monitorias, atividades assíncronas e outras atividades a serem desenvolvidas junto aos educadores e estudantes; b) Através de práticas educativas, inseridas na grade de aulas, ou em outros horários, contribuir para a formação crítica dos estudantes, principalmente no que tange a formação para o combate à opressão; c) Contribuir para a formação dos discentes do curso de Direito, através da inserção deles no espaço do pré-vestibular, desenvolvendo práticas de educação jurídica popular; d) Contribuir para a formação de discentes dos cursos de licenciatura, através da inserção deles no espaço do pré-vestibular, desenvolvendo práticas educativas ligadas às suas respectivas áreas, numa perspectiva crítica e interdisciplinar; e) Promover a inserção social de pessoas de periferia na universidade, assim como sua formação humana e crítica; f) Estimular a criação de um espaço interdisciplinar de extensão na Faculdade de Direito da UFF, colocando-a a serviço da comunidade. g) Estimular a atividade de pesquisa e produção científica a partir da experiência extensionista.
Resumo
O Pré-vestibular Social Dr. Luiz Gama, fundado pelo Coletivo Direito Popular (Coletivo de alunos da Faculdade de Direito da UFF) em 2018, se apresenta dentro de um projeto político-pedagógico decolonial, pautado pela educação jurídica popular, através da presença física de pessoas periféricas no curso dentro da universidade e ainda na preparação destas para o ingresso na Universidade através do vestibular. O projeto tem como princípios (i) materialização dos discursos críticos, (ii) defender de maneira irrestrita os interesses das populações periféricas e (iii) garantir um olhar e uma prática interseccional. A proposta pedagógica do curso é pensada a partir da educação popular. Além de oferecer disciplinas regulares do Ensino Médio e Fundamental, que são cobradas no ENEM, o curso conta com aulas de Direito Popular e com atividades denominadas Círculos de Cultura, de inspiração freiriana, que é um local de aprendizado crítico dos estudantes e dos educadores em horizontalidade. O pré-vestibular se propõe a ser um espaço de formação, conscientização e empoderamento através da educação periférica na formação dos estudantes como cidadãos, para que possam inserir em sua realidade a possibilidade de ingresso na universidade e ocupação crítica do ambiente universitário, sendo um espaço de formação também para os extensionistas, que podem, na prática educacional, se formarem junto aos estudantes.